segunda-feira, 14 de abril de 2008

Médicos vão receber 30 euros por cada consulta ao domicílio


Por Sónia Mendes - jpn@icicom.up.pt
Publicado: 09.04.2008

A partir de Maio, nova organização dos cuidados de saúde primários vai permitir que médicos vão a casa dos doentes, num máximo de 20 consultas mensais.

A tradição das consultas ao domicílio, que desapareceu nas últimas duas décadas, pode agora regressar com o novo regime de pagamento das mesmas. Os médicos das Unidades de Saúde Familiar (USF) do Tipo B receberão 30 euros por cada consulta que realizarem ao domicílio, até um máximo de 20 consultas por mês. Os médicos podem ir a casa dos doentes, sendo pagos de acordo com o número e qualidade dos serviços prestados.

Antes, estas consultas eram uma realidade com uma presença muito mais expressiva Portugal, mas nos últimos anos, “as pessoas deixaram de pedi-las e criou-se a ideia de que é melhor chamar a ambulância e ir para o hospital”, afirmou o Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Luís Pisco, ao JPN.

O responsável acredita que esta nova forma de pagamento vai “aumentar as consultas ao domicílio, porque são uma boa prática”. A prioridade irá para “doentes acamados ou com dificuldades de mobilização ou, em situações de doenças infecto-contagiosas, em que será preferível que as pessoas sejam tratadas em casa, para não irem ao hospital e colocarem mais pessoas em risco”.

Sem comentários: